A Criança e a Independência

Postado em 12/09/2017

A Criança e a Independência

Ensinar independência ao seu filho talvez não venha a ser algo fácil. Além de exigir um pouco de paciência, você vai também ter que dar para seu filho mais opções de escolhas, responsabilidade e liberdade. Significa também, ocasionalmente "ranger os dentes" quando ele fizer uma escolha não tão acertada. Mas vale a pena, porque o retorno vem na forma como ele se sentirá capaz de percorrer com confiança seu caminho ao redor do mundo.

Por onde começar?

Independência começa em casa - em sua própria cozinha e em seu próprio quintal. Veja como configurar sua casa a fim de permitir que seu filho possa afirmar sua independência:

 

Dê-lhe espaço para a criatividade e privacidade. Configure "um canto" para ele brincar de forma independente. Coloque neste "cantinho" uma pequena mesa com acessórios que incentivem a criatividade, tais como lápis de cor, cartolina, fita adesiva, massa de modelar e bastões de cola. Coloque também algumas almofadas grandes e uma caixa cheia de opções que despertem o interesse como quebra-cabeça, jogos de classificação e livros de colorir.

Facilite o acesso. Ao invés de ser você a preparar o lanche de seu filho, deixe recipientes cheios de pedaços de queijo, frutas secas, biscoitos e outras guloseimas saudáveis e disponha num local que esteja ao alcance dele. Por fim, deixe que seja ele escolhendo o seu lanche. Da mesma forma, também separe algumas gavetas que sejam de fácil acesso e permita que seja ele guardando e dobrando suas roupas, contribuindo assim para que possa vestir-se sozinho. Não deixe que as combinações extravagantes incomodem você e sempre que possível permita que ele se vista da forma como ele quiser.

Incentive-o a dar uma mãozinha. Na cozinha, separe uma gaveta exclusivamente para ele. Estoque nela pratos e copos de plástico, canudinhos e alguns utensílios. Peça a ajuda dele para separar as suas roupas para lavar ou então que ele escreva (ou desenhe) em um papel a lista de compras. Seu filho se sentirá valioso se você lhe solicitar que contribua nestas pequenas tarefas domésticas . Outras tarefas apropriadas para as crianças pequenas são: Fazer a cama, alimentar o animal de estimação, ajudar a tirar os pratos da mesas e guardar os brinquedos. Você pode transformar a limpeza em um jogo, dizendo: "Filho, vamos ver se você consegue guardar quatro brinquedos enquanto eu conto até 10. Vamos lá, Já! "

Independência não chega de repente sem aviso prévio, ela é cultivada através de uma boa educação infantil. Se você tiver paciência para criar em seu filho a confiança necessária para ele navegar no mundo, você estará definindo-o para uma vida de sucesso.

 

Outras Notícias

 

8 aprendizados que a disciplina traz ao seu filho
Postado em 17/01/2018

* Ter facilidade no relacionamento interpessoal - Ele vai saber ceder, negociar, lidar com a necessidade do outro.

* Ser mais equilibrado e responsável - Aprendendo a lidar com frustrações desde cedo, ele terá mais controle d...
leia mais »

Comportamento negativo dos pais aumenta risco de a criança se envolver com bullying
Postado em 10/01/2018

Pesquisadores da Universidade de Warwick, nos Estados Unidos, analisaram informações coletadas por 70 estudos diferentes, de 1970 a 2012, envolvendo mais de 200 mil crianças, para comprovar, mais uma vez, que o comportamento dos pais tem influência direta nas atitudes d...
leia mais »

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos
Postado em 03/01/2018

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido ...
leia mais »