Você já reparou que independente do que aconteça, recorremos primeiro à nossa mãe? Em tempos de pandemia, isso não poderia ser diferente.
As mulheres são corajosas por natureza e sempre encaram os desafios da maternidade de frente, até nas situações mais inusitadas, com bom humor e soluções práticas para resolver tudo.
Quando a pandemia surgiu e o distanciamento social foi imposto, as mães, gestantes e puérperas passaram a viver uma realidade até então inimaginável. A situação trouxe medo e preocupação, e como posteriormente foi atestado pela Organização Mundial da Saúde, afetou a saúde mental das mulheres ocasionando diversos transtornos como ansiedade, estresse e depressão.
Dentro desse universo feminino, fatos decorrentes das limitações da quarentena como aguardar o nascimento do bebê longe dos familiares ou o temor de ir às consultas de pré-natal, amamentar o recém-nascido e até para as mães mais experientes, lidar com o cuidado redobrado dos filhos, afazeres da casa, questões financeiras e o trabalho em sistema home office, sobrecarregou a rotina em geral.
Viver no limite não é nada fácil e nem faz bem à saúde, por isso é preciso encontrar maneiras para tentar superar tudo isso e tornar o dia a dia mais leve e equilibrado.
Fortalecer os vínculos com o cônjuge e os filhos, na medida em que todos possam dividir suas expectativas, ansiedades e aflições, pode ajudar bastante. Tentar relaxar usando técnicas como a meditação ou o mindfulness para aliviar o estresse, reservar um tempo para descansar, ter algum lazer particular como ler, praticar um hobbie ou uma atividade física, também são boas alternativas.
Mesmo que virtualmente, é fundamental manter o contato com os amigos e familiares. Saber filtrar as informações que chegam até você e sua família é outra ação essencial, pois esse excesso de notícias não tão boas e as “fake news” podem trazer uma carga emocional muito pesada.
Sobretudo, é preciso saber a hora de parar e se perguntar “onde o sapato aperta”, afinal, apesar do isolamento social ser um momento delicado, também é uma oportunidade de autoconhecimento.
Tenha em mente que a família é feita de amor, confiança e respeito, e o principal, que um deve sempre estar ali para apoiar o outro e as situações servem de aprendizado, para que todos possam amadureçam e evoluir juntos. Mãe, lembre-se que você também precisa de cuidados!