7 Atividades educativas para fazer com os filhos em casa

Ter os filhos em casa é uma delícia, mas sabemos que entreter essa pessoinha cheia de energia o dia todo, não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita imaginação e criatividade.

Pensando em tornar esse momento ainda mais divertido e agradável, separamos algumas brincadeiras e atividades que podem ser feitas em família, que além de estreitar ainda mais os laços afetivos, os pequenos se divertem e aprendem brincando.

1 – Contação de histórias

Aproveite os momentos em família com uma boa história. Você pode escolher o livro preferido da criança, inventar uma história ou até criarem algo juntos. Incluir músicas durante a contação de histórias também é uma excelente opção para prender a atenção do pequeno e ainda cantarem juntos.

2 – Caça ao tesouro

Essa brincadeira também pode ser feita pelos mais pequeninos, basta fazer uma pequena adaptação. Crie uma paleta de cores, e peça que a criança procure pela casa 2 itens de cada cor da tabelinha. No mesmo tempo em que ela se diverte, também aprende e reforça o conhecimento das cores.

3- Oficina de criação

As crianças adoram manualidades – pintar, desenhar e criar são excelentes opções para manter os pequenos entretidos e ainda estimular o desenvolvimento da criatividade.
Para isso, basta separar lápis de cor, papel em branco, tinta guache, pincel, fitas coloridas, e incentivar o uso da criatividade para criar o que vier a mente.

4 – Encaixe de formas e cores

Se não tiver em casa os famosos blocos de encaixe não tem problema, vocês ainda podem se divertir. Desenhe quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas com diferentes cores numa cartolina com canetinha, ou até mesmo no chão com fita adesiva. Depois, corte papéis coloridos com as mesmas formas e cores do mesmo tamanho e dê para o seu pequeno brincar de encaixar!

5 – Faz de conta

Use os itens da casa para criar diferentes cenários com a criança. A ideia é ela imaginar o cenário e construir usando objetos como lençol, caixas de papelão, roupas e acessórios. Com isso, é possível criar cabaninhas, barco, castelo e até um desfile de moda. Tudo que vier a mente, é só deixar a imaginação fluir.

6 – Jogo das sílabas

Elija uma letra e peça para o pequeno falar qualquer palavra que comece com essa letra, conforme ele for desenvolvendo o vocabulário, é só ir adaptando a brincadeira e pedindo para encontrar também objetos dentro de casa.

7 – Jogos em grupo

Dedique um momento do dia para que toda a família possa participar. Brincadeiras como esconde-esconde, mimica, teatro, jogos de mesa e tabuleiro são perfeitas para um momento divertido em grupo. São atividades que possibilitam as crianças a entenderem regras e formas de relações sociais.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado