A dança e seus benefícios na Educação Infantil

Energia é o que não falta nas crianças, elas adoram coisas novas, brincar, se divertir e aproveitar todos os momentos. Na Educação Infantil, uma atividade que desperta grande interesse nos pequenos é a dança, que inclusive traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento e rotina.

A dança é uma forma de arte e expressão que ao mesmo tempo trabalha o corpo e a mente. Já dizia o ditado “quem fica parado e poste”. Se mexer é muito bom e fundamental para exercitar a concentração e o raciocínio lógico, além da expressão corporal.

Se divertindo com as sequências de passos, as crianças ficam focadas nos comandos e habilidades para cada membro do corpo, a fim de executarem todos os movimentos no ritmo da música. Esse exercício é uma ótima forma de autoconhecimento, essencial para o crescimento e aprendizagem, já que expressando seus sentimentos e emoções, os pequenos podem descobrir mais sobre sua própria personalidade.

Aperfeiçoando habilidades e estimulando o desenvolvimento intelectual, a dança só faz bem para o físico e emocional das crianças. Contribui diretamente para o sistema nervoso central permitindo que corpo e mente entrem em sintonia produzindo mais serotonina, o neurotransmissor do prazer e da felicidade, regulando o humor e controlando os níveis de estresse.

Treinando a coordenação motora, a dança fortalece os músculos trabalhando habilidades de todos os membros e, como resultado, as crianças aprendem a conhecer seus próprios limites corporais e dominar sua força.

No campo das emoções, a dança é uma excelente maneira de combater a timidez, insegurança e baixa autoestima, o que é prejudicial em qualquer fase da infância ou vida adulta. Crianças que dançam são mais autoconfiantes, desinibidas e mostram mais autonomia no dia a dia.

Trabalhando a comunicação através da linguagem corporal, a socialização é outro benefício muito importante, que ajuda os pequenos a interagirem melhor com as pessoas a sua volta, no ambiente familiar, na escola e até com as amizades.

Fora toda a diversão que a dança traz para os pequenos, a conexão com a arte é outro ganho muito válido para suas vidas. Através da música e dos movimentos corporais é possível trabalhar diferentes ritmos, apresentar outras culturas, estimular a criatividade e a imaginação.

Aqui na Escola Pequeno Mundo a dança e a música estão presentes na rotina e nas atividades pedagógicas desenvolvidas com os nossos pequenos. Eles adoram mexer o corpinho e se divertir de montão com esse tipo de exercício que também pode ser feito em casa! Que tal colocar o som para tocar a fazer uma coreografia em família?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado