A importância da leitura e o contato afetivo com os filhos

A importância da leitura e o contato afetivo com os filhos

Ler para os filhos oferece benefícios para o desenvolvimento e fortalece a conexão familiar

Os aprendizados que as crianças levam para a vida, são aqueles que viram os pais fazendo, que aprenderam na prática. São atitudes e ações fundamentais para o desenvolvimento da criança e isso acontece em todas as situações, inclusive, com a leitura e o relacionamento afetivo.

O hábito da leitura entre os pais e os filhos é um grande aliado na criação de vínculos familiares, é uma relação de afeto, um momento de conexão, que além de estreitar laços, contribui para o desenvolvimento de pontos importantes nas crianças, como o vocabulário e o desenvolvimento cognitivo e emocional. É o início da aprendizagem na vida do pequeno, onde é possível seguir um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

• Ler para um filho, é um momento de dedicação total a ele. Esse ato fortalece o vínculo afetivo, gerando lembranças que ele levará para toda a vida.

• Auxilia na percepção dos sentimentos e emoções e a como lidar com eles, tornando a criança mais participativa e compreensiva.

• Colabora para o desenvolvimento da empatia, ajudando a minimizar problemas comportamentais e fortalecendo as relações interpessoais.

• Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória, o raciocínio e a linguagem corporal.

• Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade.

Em casa, o hábito da leitura pode ser construído de forma natural e efetiva ainda na primeira infância, quando bebês. Nessa fase, o ideal é utilizar livros que despertem os sentidos e que os pequenos possam manusear, com páginas coloridas e cheias de vida, e atrair a atenção com sons, melodias e repetição de palavras. No decorrer do desenvolvimento da criança, os livros devem ir se adaptando a idade e ao interesse do pequeno.

Manter uma rotina, um cantinho dedicado a leitura e incluir a criança como personagem na história, são algumas das opções para prender a atenção do pequeno e tornar esse momento de troca ainda mais valioso.

O que acha de começar a estimular o hábito da leitura em seu filho hoje mesmo?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado