Alfabetização: Como preparar o seu pequeno para essa fase

Criança precisa ser criança para se desenvolver de maneira saudável. Brincar é elementar assim como a aprendizagem, que na primeira infância acontece através de atividades lúdicas e sensoriais, jogos, música, artes e tudo que possa despertar o interesse dos pequenos.

A fase da alfabetização, que começa na Educação Infantil, é essencial para que as crianças comecem a conhecer as letras, números, ter contato com a leitura, entre outras atividades pedagógicas que as preparam para o Ensino Fundamental.

Em conjunto com a Escola, a família pode preparar seu filho ou filha para o início da alfabetização. Escolha um livro adequado à faixa etária do seu filhote e aposte na contação de histórias. A leitura mediada ajuda muito no processo e ainda vai proporcionar momentos únicos de interação e diversão.

As cantigas fazem parte do universo infantil e usar o desenvolvimento da musicalidade sem dúvidas favorece a alfabetização. Ouvindo e cantando músicas no dia a dia, as crianças vão assimilando mais facilmente as palavras que depois vão aprender a escrever.

Você também pode apresentar para o seu filho diferentes tipos de leitura usando receitas, jornais e revistas, por exemplo, além dos diversos tipos de textos literários através da poesia, prosa, conto de fadas, aventura, mistério, entre outros. Dessa maneira, além de se conectar ainda mais através da afetividade, você estará contribuindo diretamente para o aprendizado!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado