Ciúme infantil: saiba como ajudar seu filho a lidar com esse sentimento

As crianças manifestam o ciúme, assim como outras emoções, de maneira natural e até pura. Porém, a forma inocente com que elas externam esse sentimento pode ser encarada pelos pais e familiares como algo banal e somente repreensível com uma bronca, mas é aí que mora o perigo.

É preciso entender o motivo desse ciúme e o que está levando a criança a desencadear tais atitudes. Ela quer chamar atenção, ser notada, valorizada ou mesmo acolhida de um jeito que acredita ser o certo. Essa pode ser uma excelente chance para iniciar um diálogo mais aberto com o pequeno, uma oportunidade de desenvolvimento socioemocional para, inclusive, fortalecer o relacionamento entre vocês.

O primeiro passo é investigar a causa do ciúme, pois se seu filho está reclamando sua atenção pode existir um motivo como o medo da chegada de um novo irmãozinho ou até o temor dos pais recém-separados que agora podem se relacionar com novas pessoas fora do núcleo que ela já conhece.

Lidar com os sentimentos não é algo fácil para os adultos, quem dirá para as crianças. Por isso os pais devem dedicar um tempo exclusivo para o pequeno que está mais ciumento. Essa proximidade só vai trazer benefícios para vocês.

Para corrigir esse ciúme e outros sentimentos que são demonstrados de maneira inocente, é preciso agir conforme e idade da criança e o seu grau de maturidade, lembrando que o respeito vem em primeiro lugar. Algumas atitudes que os pais devem evitar é menosprezar o sentimento da criança, fazer comparações e deixar de impor limites.

Ações positivas que vão ajudar a superar essa fase são o diálogo, elogiar as atitudes positivas do pequeno, dar muito carinho, participar de suas atividades do dia a dia e o principal, que é sempre ficar de olho em seu comportamento. Certas demonstrações de ciúme infantil chegam a ser teatrais, enquanto outras são discretas e silenciosas. Diante deste fato, é fundamental estar atento e priorizar, sobretudo, a saúde mental e física das crianças, já que algumas podem apresentar sinais como a perda de apetite, prisão de ventre, dores físicas, além de desânimo e tristeza.

Não é de hoje que sabemos que os pais são referência para os pequenos, portanto, manter um comportamento sempre positivo mesmo durante os episódios de ciúme é imprescindível, assim como evitar comentários pejorativos e brigas.

Para provocar atitudes positivas nas crianças, incentive a autoconfiança e a autonomia do seu filho, valorizando todas as suas conquistas. Determine pequenas tarefas e metas para que ele cumpra e vibre com os seus avanços e a cada vitória.

Se comunicar é essencial em qualquer situação e indispensável na formação e educação dos filhos, por isso o melhor caminho é estimular a verbalização dos sentimentos, as conversas sinceras e o acolhimento carinhoso.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado