Como estabelecer uma rotina de estudos para os pequeninos?

Introduzir desde bem cedo na vida dos pequenos o hábito de estudar em casa, pode ser determinante para facilitar a rotina de estudos, mas vamos combinar que essa não é uma tarefa fácil, afinal, os pequeninos da educação infantil estão em pleno desenvolvimento e perdem a concentração facilmente.

Embora seja uma tarefa difícil, não é impossível. Nós acreditamos que pequenas atitudes na rotina da família podem facilitar a adaptação da criança a este novo mundo – de aprendizado e estudos.

Por isso, listamos aqui algumas dicas para ajudar vocês, papais, a estabelecerem uma rotina de estudos em casa para essas pessoinhas cheias de energia.

1 – Estabeleça “a hora do estudo”

Nessa fase, as crianças são verdadeiras esponjinhas e absorvem todo o conteúdo e aprendizado que lês é apresentado. No começo vai parecer uma missão impossível, e dará muito trabalho até ela se adaptar, mas reservar um tempo fixo e diário aos estudos, ensina a importância da rotina e da organização, e com o tempo ela percebe que os conteúdos não se acumulam e o tempo de dedicação aos estudos são menores e mais eficientes.

2 – Organize um lugar tranquilo para os estudos

Escolha um cantinho que seja tranquilo e silencioso para que a seu filho possa se concentrar, ler e raciocinar. Evite lugares agitados em que pessoas entram e saem o tempo todo. Se possível, torne esse espaço ainda mais atrativo para ele, personalize e decore com itens que despertem o interesse e constroem a ideia de um espaço do jeitinho dele.

3 – Separe alguns dias na semana para leitura ou contação de histórias

As crianças amam histórias e explorar esse costume na infância contribui para o desenvolvimento da linguagem, amplia o universo de significados e cria o hábito da leitura. Dedique ao menos 20 minutinhos, 3 vezes na semana, para lerem um livro juntos, ou explorarem o senso artístico contando histórias, a criança pode participar sugerindo um novo final, por exemplo.

4 – Deixe o pequeno fazer as atividades sozinho

Claro que nessa fase eles precisam de ajuda com as atividades, e não tem nenhum problema em ensinar, dar exemplos e acompanhar por alguns minutos se tudo está indo bem. O que não podemos, é ficar o tempo todo ao lado da criança enquanto ela faz as atividades. É preciso dar liberdade para que ela possa desempenhar as atividades sozinha e exercitar o aprendizado por conta própria.

4 – Torne a experiência divertida

Que tal integrar as tecnologias no dia a dia de estudos do pequeno? Existem sites e aplicativos com atividades de acordo com a faixa etária que colaboram para o desenvolvimento da criança. Você também pode fazer o uso do youtube por exemplo, para praticar a leitura, o aprendizado de novas palavras e contar histórias.

5 – Reconheça as conquistas diárias

Cada criança tem um ritmo diferente e evolui conforme as próprias capacidades. Reconheça os esforços e as conquistas diárias do seu filho, assim, ele seguirá confiante nos estudos. Caso ele não esteja se adaptando a rotina, tentem novamente juntos – redefinam os horários, alterem a ordem das atividades, o importante é que ele esteja confortável para que não entenda a hora dos estudos como um castigo.

6 – Não imponha o estudo como obrigação ou castigo

Como falamos acima, o pequeno deve tomar gosto pelo aprendizado, só assim crescerá interessado pelo conhecimento. Se você impõe este momento como obrigação ou castigo, ele terá péssimas lembranças dos estudos, e isso pode influenciar no seu desempenho. Sempre converse com o seu filho e cheguem juntos a um acordo.

7 – Priorize momentos de lazer

Estudar é muito bom, mas é preciso manter um equilíbrio com os momentos de lazer e entretenimento. Depois que ele tiver cumprido com as obrigações do dia, estimule a fazer algo que goste. Pode ser um jogo em família, encontrar um amiguinho, assistir um desenho ou filme predileto, assim, no dia seguinte ele estará mais disposto para a rotina de estudos.

Nós do Pequeno Mundo, entendemos que cada criança é única, e nem todas poderão seguir o mesmo padrão e rotina de estudos. Por isso, recomendamos respeitar o tempo e a capacidade de cada um. Tente, se não der certo, reavalie a rotina e molde até encontrar uma forma que os estudos se tornem também um momento de diversão para os pequenos.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado