Como manter os pequenos entretidos nas aulas e tarefas online

Nas últimas semanas a pandemia se agravou e seus impactos na sociedade, também. Como medida de segurança, as aulas presenciais foram suspensas novamente e agora os pequenos voltaram ao ensino exclusivamente remoto.

Para as famílias com as crianças na Educação Infantil, se adaptar às medidas do protocolo de segurança para estar no ambiente escolar já havia sido desafiador, pois todos tiveram que entender os motivos de usar máscara, manter o distanciamento e os novos hábitos de higiene necessários. Agora, em casa de novo, o desafio é outro: manter os pequenos ligados na telinha do celular, tablet ou computador, pelo tempo necessário para acompanhar os conteúdos das aulas remotas.

Temos que admitir que para a cabecinha das crianças menores, entender tudo isso não é algo fácil. Estar longe do convívio com os amigos e professores que tanto gostam, aprender da maneira tradicional, brincar na hora do recreio, tudo isso tem de ser levado em conta neste momento, por isso é preciso uma dose a mais de compreensão e paciência com eles.

Pensando nessa realidade atual das famílias, a Escola Pequeno Mundo elaborou algumas dicas para ajudar as crianças a aproveitarem melhor o ensino remoto e dessa maneira tornar o aprendizado ainda mais acolhedor, divertido e eficaz.

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer uma rotina geral para os pequenos e seguir à risca a lista de tarefas e horários de cada atividade. Essa ação é fundamental para que os filhos desenvolvam sua disciplina e organização, afinal, não é possível só brincar todo o tempo, pois o ensino remoto está longe de ser um tipo de férias.

Na hora das aulas on-line é importante escolher um lugar confortável, tranquilo e longe de barulho. Um pouco antes do horário marcado pela professora para o início da aula é dever dos pais ajudar os filhos a testarem a câmera e o microfone.

Outro ponto muito importante é que, ao entrar na aula on-line, professor e alunos combinem como tudo vai ocorrer, as regras e dinâmicas que vão seguir. Portanto, os pais, devem estar atentos a esses “combinados” para ajudar as crianças e garantirem que o ambiente será agradável.

Durante a aula, é imprescindível que a câmera permaneça ligada para interagir com os amigos e captar melhor os conteúdos. Já o microfone, deve ser ativado somente quando o professora pedir ou liberar para aquele tempinho bom de conversas e brincadeiras.

Após a aula on-line, chega o momento de fazer as tarefas e atividades complementares. Aqui também é essencial a participação dos pais, para que as crianças se mantenham focadas nas tarefas e exercícios. Uma ótima saída para isso é estabelecer um horário para os estudos e outro para o lazer.

Os últimos meses têm sido de adaptações constantes, tanto para a Escola e a equipe pedagógica como para as famílias, por isso, temos que nos manter unidos apesar da distância, priorizar sempre o bem-estar, o desenvolvimento e a educação de qualidade dos nossos pequenos!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado