Competências cognitivas: Como trabalhar essas habilidades nos pequenos

Durante o desenvolvimento infantil, ouvimos falar bastante sobre as competências cognitivas e como elas são importantes para o aprendizado das crianças, assim como seu estímulo tanto na Escola como em casa, no ambiente familiar.

Entende-se por habilidades cognitivas tudo aquilo que está relacionado às funções motoras, intelectuais e sociais das crianças. Capacidades que estão se formando e devem ser aprimoradas nesta fase pensando no presente e no futuro.

É preciso, portanto, treinar essas habilidades. Na Escola, os pequenos já fazem isso através de atividades pedagógicas para cada faixa etária. Em casa, com a participação ativa dos pais, é muito importante continuar o processo com a garotada.

Aliás, essa parceria entre Escola e família é fundamental para despertar o interesse dos pequenos desde cedo pelos estudos, mostrando a eles que estudar não é tedioso ou cansativo, mas uma aventura cheia de novas descobertas e muita diversão.

Existem dezenas de habilidades cognitivas que devem ser trabalhadas durante o desenvolvimento infantil. As mais importantes para o amadurecimento físico e intelectual dos pequenos são o foco e a concentração na atividade que estão fazendo, do que está acontecendo ao redor, assim como a memória e a capacidade de armazenar diferentes informações a curto e longo prazo. A percepção auditiva de captar e identificar os sons, essencial para a construção da linguagem, também é uma habilidade muito importante para o aprendizado.

Neste momento em que as crianças estão em casa recebendo o aprendizado remoto, é muito importante que os pais encorajem os filhos com atividades para estimular e melhorar as competências cognitivas, por isso, separamos uma listinha com algumas ideias para fazer em família:

• O diálogo é imprescindível, então converse com seu pequeno, pergunte o que ele aprendeu na aula, se está gostando e ajude-o nas tarefas e projetos para fazer em casa.

• Incentive a leitura e dê o exemplo. Crie o “Momento da Leitura” para vocês curtirem um livro juntos, estimule seu filho a entender as palavras e começar a lê-las sozinho.

• Aposte nas brincadeiras educativas e trabalhe as habilidades cognitivas de maneira conjunta com lazer e criatividade.

Treinar as habilidades cognitivas traz muitos benefícios para os pequenos em aspectos como a autonomia, o equilíbrio das relações e um bom desempenho em diferentes atividades que são importantes na infância e por toda a fase adulta.

Papai e mamãe, fiquem atentos ao desenvolvimento dos pequenos e aproveitem para proporcionar em casa, em parceria com a Escola, uma aprendizagem rica e muito proveitosa!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado