Crianças e livros: Benefícios da leitura na infância

A leitura é essencial para o desenvolvimento durante a infância. Quando em contato com o universo dos livros, mesmo ainda não sabendo ler ou aprendendo as primeiras sílabas, as crianças já estão trabalhando as habilidades cognitivas e a comunicação.

Na escola ou em casa, quando a leitura adequada à idade é associada com as atividades certas, os resultados são incríveis. Mas, para isso, é preciso inserir os livros de maneira natural na rotina das crianças, sem pressão, para que se acostumem e passem a vê-los como mais uma fonte de lazer e diversão.

Separamos algumas dicas, por idade, para tornar o momento da leitura com a família em casa ainda melhor!

Crianças até 1 ano
Os bebês adoram manusear os objetos e é assim que se familiarizam com eles, por isso, invista em livros de borracha e com texturas. Na hora da diversão, acompanhe seu filho, mas no ritmo dele, mostre os desenhos e figuras de cada página, represente os personagens com vozes diferentes e interaja com a história.

Crianças de 1 e 2 anos
Aqui a criança é mais independente, então deixe que ela escolha o livro da vez. Acompanhe a leitura com imitações e interpretações das vozes dos personagens e sons. Outra coisa bem legal também é fazer perguntas sobre a história, nomear as emoções e ações, além de deixá-la livre para manusear o livro virando suas páginas quando quiser.

Crianças de 2 e 4 anos
Agora a leitura pode se tornar mais consistente e a criança entender melhor cada trecho da história. Dessa maneira, ajude seu filho a escolher leituras para associá-las a realidade. Durante a leitura faça perguntas e também o deixe livre para fazer seus comentários, contando a parte que mais gosta do seu jeito, por exemplo.

Crianças de 4 a 6 anos
Com mais autonomia para falar sobre suas preferências e também já aprendendo as primeiras sílabas, aqui a crianças pode mostrar seus interesses e conversar mais sobre os assuntos que estão lendo. Por isso, acompanhe com o dedo a leitura ajudando-a a ampliar seu vocabulário com novas palavras e expressões.

Agora que você já sabe de tudo isso, convide seu filho para ler um livro e fortaleça a conexão entre vocês!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado