Educação financeira: O bom e velho cofrinho como alternativa para ensinar o valor do dinheiro para as crianças

Conversar com as crianças sobre dinheiro não é simples, mas é fundamental para seu desenvolvimento. O quanto antes os pequenos tiverem contato com o universo das finanças, mais facilmente entenderão o verdadeiro significado do dinheiro e poderão lidar melhor com essa questão no futuro.

Para introduzir o assunto com seu filho, explique de onde vem o dinheiro da família, que é através do trabalho e do cumprimento das responsabilidades. Você também deve deixar claro que o cartão de crédito existe, mas não é uma fonte infinita de dinheiro e que não devemos gastar mais do ganhamos.

É neste momento que você pode ensinar como se usa o dinheiro na prática, o que é barato e caro. Uma dica é levar a criança no supermercado e com uma quantia estabelecida, mostrar a ela o que dá para comprar com aquele valor.

Nesse momento é que entra outro importante ensinamento: que o dinheiro exige que façamos importantes escolhas. Para comprar um doce, por exemplo, o pequeno vai gastar um valor, mas se quiser comprar um brinquedo, deverá juntar uma quantia maior e isso vai levar mais tempo.

O cofrinho é uma excelente ideia para colocar em prática o conceito de “poupança”, o quanto é válido fazer planos para chegar a uma meta e conseguir comprar aquilo que se deseja. Como sugestão, vocês podem escolher um cofre ou pote transparente e focar em guardar moedas de todos os valores ou somente as de um real.

Juntar moedas exige empenho e ver o dinheiro se acumulando é um estímulo para a criança que vai adorar o processo, por isso, ajude seu filho e monitore o cofre com ele comemorando cada progresso.

Sobretudo, é fundamental durante o processo de guardar dinheiro, evitar “furar” os combinados estabelecidos com os pequenos em situações de birra ou chantagem emocional. Essa pode até parecer uma atitude dura demais, mas se vocês acordaram comprar, por exemplo, um brinquedo ou fazer algo depois que o cofre estiver completo, isso deve ser seguido à risca, para o bem da educação, desenvolvimento e amadurecimento de seu filho.

Agora é escolher o cofrinho e começar a poupar. Boa sorte!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado