Entenda o que são os saltos do desenvolvimento do seu pequeno

Ter um bebê é acompanhar todos os dias suas constantes mudanças e aprendizados. A cada nova descoberta, os pais e a família vibram de alegria e assim o primeiro ano do bebê passa rápido até demais, segundo algumas famílias.

Essa fase de constantes mudanças acontece até mais ou menos um ano e seis meses e é marcada pelos saltos do desenvolvimento. Isso significa que seu pequeno está adquirindo novas habilidades e sensações que geram alterações comportamentais totalmente normais. Lembrando que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento e amadurecimento.

O 1° salto acontece mais ou menos no primeiro mês de vida do bebê e é caracterizado pela descoberta das sensações e paisagens. É quando bebê passa a ficar mais tempo acordado, aprende a fixar seu olhar por um período maior, responde ao seu toque, chora mais e até pode dar seu primeiro sorriso social, intencional ou por reflexo apenas.

No 2° salto, por volta dos dois meses, o bebê aprende a compreender padrões, sua visão está mais apurada e o pescoço mais firme. Você pode contribuir para seu desenvolvimento posicionando-o de bruços e também colocando brinquedos na sua frente, ele ainda não vai pegá-los, mas vai tentar e se divertir.

É no 3° salto, mais ou menos com três meses, que o bebê começa a aprimorar suas habilidades. Vendo os objetos com mais clareza, aos poucos tenta acompanhá-los com a cabeça e os olhos e pode também, começar a chupar o dedo.

No 4° salto do bebê, agora com quatro meses, começa a emitir aqueles sons característicos que nós achamos muito fofos, mais altos e agudos. Aprenderá a brincar sozinho e passará a procurar mais o papai e a mamãe quando eles estiverem fora do seu campo de visão.

O 5° salto é caracterizado por mudanças mais intensas. Aos cinco meses, as crianças começam a entender que suas ações têm consequências, como jogar coisas no chão, por exemplo, para os pais pegarem.

No 6° salto, aos sete meses, o bebê começa a interagir com as pessoas que chamarão mais sua atenção. Ele pode começar a demonstrar que compreende algumas palavras, bater palmas e tentar engatinhar, além de demonstrar mais afeto pelos pais sendo mais carinhoso.

Por volta dos 10 meses, no 7° salto de desenvolvimento, o bebê passa a entender para que servem os objetos e tentará usá-los corretamente. Pode começar a tentar pedir coisas como mais comida, demonstrando suas vontades individuais.

Com 11 meses, perto de completar um aninho, no 8° salto de desenvolvimento, o bebê observará mais os adultos e brincará de reproduzir o que fazem com objetos, como brincar de telefone ou de dirigir. Também poderá ficar mais bravo e chorará com mais frequência.

No 9° salto, com mais ou menos um ano e dois meses, o bebê começa a fazer suas próprias escolhas e tentará, por exemplo, se vestir sozinho. Será difícil no início, mas ele irá se aprimorar.

Com um ano e seis meses, no 10° salto, o bebê aprende aos poucos a controlar seu próprio corpo e ações, podendo ficar mais desobediente. Tentará falar mais e expressar suas vontades, mesmo que não tão claramente.

Lidar com as mudanças pode não ser tão fácil, mas aos poucos e em família vocês vão superar essa fase. Durante os saltos de desenvolvimento, os pais devem ser o porto seguro do bebê, a mamãe pode deixá-lo mamar mais vezes, inclusive, assim como estimular suas habilidades com atividades e brincadeiras interativas, além de comemorar todas as suas conquistas, cada sorriso e nova demonstração de progresso em seu desenvolvimento!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado