Escola: O primeiro contato da criança com o mundo

O primeiro contato dos pequenos e pequenas com o mundo acontece na escola. Quando iniciam a educação formal, as crianças entendem o que é a vida em sociedade e estabelecem as primeiras relações além do núcleo familiar.

Na escola as crianças têm a oportunidade de vivenciar novas experiências e fazer descobertas que transformam sua realidade. Nesse ambiente, convivendo com outros pequenos e professores, elas aprendem novas habilidades, desenvolvem competências e até descobrem talentos que nem sabiam que tinham.

A socialização é muito importante para o desenvolvimento da empatia e do respeito, e vai ajudá-los a entender que as pessoas são todas diferentes. Também favorece as amizades, que podem inclusive durar a vida toda.

Em ambiente escolar os pequenos têm mais chance de desenvolver a inteligência emocional, lidando com diferentes situações e emoções. Estimulando esse aspecto, os professores trabalham com atividades pedagógicas e lúdicas.

As habilidades cognitivas também são exercitadas, dentro e fora da sala de aula, com atividades pedagógicas e jogos que estimulam diversas competências elementares, como a memória, concentração, criatividade, poder de decisão e a psicomotricidade.

E por fim, um dos principais pontos dos pequenos e pequenas irem à escola, é que eles ganham repertório, ampliam suas visões de mundo, vocabulário e pontos de vista, se tornando crianças com mais autonomia e independência.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado