Lego Education: Aprender ficou ainda mais divertido

Imaginar, montar, desmontar e começar tudo de novo, criando cenários totalmente diferentes. Este é o ciclo ao se divertir com um dos brinquedos que fez parte da infância de diversas gerações. Com pecinhas coloridas de diversos tamanhos e tipos, há anos a Lego vem estimulando a criatividade e a imaginação das crianças proporcionando um mundo de possibilidades.

Por trás dessa atividade existe também muito aprendizado e benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. E são tantos, que os blocos de montar já são oficialmente utilizados em sala de aula através de soluções pedagógicas da Lego Education. Com atividades lúdicas, trabalham as mais variadas disciplinas de forma dinâmica e criativa já na primeira infância, facilitando a aprendizagem por meio de desafios e criações em equipe.

Quer entender por que essa atividade faz tão bem ao seu pequeno? Então, prossiga na leitura e conheça alguns dos benéficos dessa brincadeira em sala de aula.

Estimula a criatividade

A aprendizagem com Lego é uma exploração criativa que incentiva os pequenos a pensarem fora da caixa e a dar vida a suas ideias. Ao se ver diante das peças, a criança é incentivada a pensar, imaginar e criar tudo que ela quiser. É um mundo de possibilidades que da asas à imaginação.

Desenvolve habilidades motoras

As atividades trabalham o desenvolvimento da coordenação motora fina, na qual a criança desenvolve a capacidade de realizar movimentos coordenados, como por exemplo, a habilidade de pegar e manusear corretamente as peças para o encaixe perfeito.

Essa habilidade terá um reflexo positivo anos mais tarde, quando a criança começar a desenvolver a escrita.

Incentiva o trabalho em grupo

Durante as atividades as crianças são convidadas a construírem juntas, discutirem as ideias e negociarem os papéis, tudo isso, enquanto ela se diverte com os seus amigos. Brincando, os pequenos aprendem a tomar decisões e a amenizar conflitos que possam surgir.

Desenvolvimento Social e Emocional

Para a construção da ideia, a criança precisa entender que existem etapas que devem ser seguidas, como por exemplo analisar a quantidade de peças, imaginar o objeto pronto e saber quais partes serão necessárias para começar ou terminar a atividade. Cada uma dessas etapas exercita e fortalece a inteligência emocional, já que é preciso ter compreensão, paciência e persistência para concluir a construção.

A inteligência emocional é um dos fatores mais importante no desenvolvimento da criança, que terá influência positiva durante toda a vida.

Desenvolve a Linguagem e Comunicação

Durante as atividades, a criança é estimulada a expressar seus pensamentos e ideias por meio de construções de cenários e histórias, usando a imaginação e a oralidade. Nesse momento, ela passa a ter noções de construção de narrativa e também de representação.

Resolução de problemas e habilidade de raciocínio

Como já falamos, esse tipo de atividade também desenvolve capacidades fundamentais para a vida. Construir um objeto com Lego requer tempo e paciência, assim como a maioria das situações do nosso cotidiano.

A procura de soluções e peças para montar o que tem em mente, estimula o desejo de continuar na brincadeira até ver a sua ideia pronta. Com isso, a criança aos poucos vai aprendendo a buscar soluções para os seus problemas, tornando-se uma pessoa mais independente e capaz de lidar com seus próprios desafios.

Aqui no nosso Pequeno Mundo proporcionamos uma experiencia única de aprendizado, que permite que nossa turminha construa o conhecimento por meio de vivências, e isso acontece brincando. Trabalhamos com a metodologia de ensino da Lego Education, em que de uma forma divertida, nossas crianças desenvolvem competências fundamentais para que estejam prontas para a escola e para a vida.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado