O que fazer diante da ansiedade de separação do seu filho?

Todo mundo já presenciou ao menos uma vez a cena do bebê que não fica no colo de outra pessoa, da criança que chora para ficar com a babá se os pais precisam sair ou do escândalo na frente da Escola. Essas demonstrações caracterizam a ansiedade de separação, ou seja, os bebês e crianças que têm receio ou medo de ficar longe de seus pais.

A situação, apesar de ser comum, é dolorosa para toda a família. Os pequenos choram e demonstram insegurança, pois os pais são figuras de referência, logo, ficar um tempo longe alimenta a fantasia de que eles não irão retornar após uma noite de sono ou para buscá-los na Escola, por exemplo.

Apesar de difícil, passar por esse período com as crianças é normal e faz parte de um processo de desenvolvimento infantil. Os sintomas começam com meses, mas vão diminuindo por volta dos dois anos até não haverem mais episódios, porém, é preciso ressaltar que cada pequeno tem seu tempo de adaptação e que precisa ser compreendido e respeitado pela família.

A chegada de um novo bebê, perdas na família ou mudanças de casa, cidade e escola também podem ser como gatilhos para as crianças apresentarem sintomas de ansiedade de separação e precisam ser observadas pelo pais com bastante atenção.

Mas o que fazer diante de episódios de ansiedade de separação? Elencamos algumas dicas para ajudar os pais a lidarem com esses momentos difíceis.

  • Treine com seu pequeno o conceito de separação desde cedo através de brincadeiras como esconder. Evite sair escondido e sempre explique para a criança aonde você vai, o motivo e a que horas pretende voltar.
  • Não reforce o comportamento do seu filho tentando compensá-lo por sua ausência, pois apesar disso parecer acolhedor, pode causar uma interpretação errada na criança, prejudicando seu processo de entendimento e desenvolvimento.
  • Naturalize os momentos de despedida com atitudes positivas e tranquilidade, mas também não repreenda o choro, pois essa é a forma da criança se expressar. E nada de se sentir culpado ou demonstrar tristeza, lembre-se de que como pai ou mãe, você é um exemplo para seu filho.
  • Por fim, ensine seu pequeno a driblar essa ansiedade de separação com coisas divertidas para passar o tempo como atividades na Escola com os amigos, brincar com o brinquedo favorito e aproveitar a companhia de outros membros da família.

Com o amadurecimento e ao longo do crescimento da criança, esses sintomas da ansiedade de separação tendem a diminuir, pois ela vai entender melhor as situações, mas caso isso não aconteça, é recomendado procurar a ajuda de um psicólogo infantil para um tratamento adequado que beneficiará toda a família.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado