Saudade: como falar sobre esse sentimento com as crianças

“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”. A conhecida frase do escritor brasileiro Rubem Alves expressa em palavras um sentimento que por vezes é difícil de ser traduzido pelos adultos e também pelas crianças, que estão aprendendo a senti-los.

De acordo com o dicionário, a saudade é descrita como uma espécie de nostalgia, uma recordação de pessoas ou coisas que estão distantes ou ficaram no passado. Sentir falta de alguém, de um lugar ou momento inesquecível é normal já que a saudade faz parte da nossa trajetória desde a infância até a vida adulta.

A saudade pode ser também dolorosa, angustiante e triste, fazendo com que muitos pais tentem mascará-la para que os pequenos não passem por sentimentos negativos, acreditando que isso é um tipo de proteção. Porém, lidar com essas emoções é elementar para o desenvolvimento das crianças para que entendam que algumas situações, pessoas que se amam ficam distantes e isso pode ser comum.

Uma maneira de ajudar a criança a lidar com a saudade é estimular que ela fale e se expresse sobre o que está sentindo. Iniciando esse diálogo, você mostra a seu filho que ele tem abertura para compartilhar sempre todas as emoções.

Nessa conversa vocês podem se lembrar dos parentes próximos que estão distantes devido à pandemia, como por exemplo os avós, tios e primos que moram em outras cidades, assim como dos professores e amigos da turminha que seu filho está vendo apenas pelas aulas online por conta do ensino remoto, e até da própria escola e seus eventos mais importantes, lugar em que ele estava acostumado a ir todos os dias antes da imposição do distanciamento social.

Falando sobre esses assuntos e emoções em família, há espaço para cada um contar suas próprias lembranças e memórias. As crianças conseguem reviver momentos bons e compreendendo como a saudade surge dentro da gente é possível entender que senti-la não é um problema.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado