Será que meu filho está ouvindo bem?

Pais de crianças pequenas têm muitas perguntas sobre o desenvolvimento de seus filhos e com certeza essa é uma delas. Mas para saber se um filho está ouvindo bem é preciso observar alguns sinais, principalmente no desenvolvimento da linguagem e na fala.

Apesar do teste da orelhinha ser obrigatório em todas as maternidades do Brasil para atestar a audição dos pequenos, os pais devem se manter atentos.

Dos primeiros meses até um ano de vida, perceber se a criança reage aos estímulos sonoros. A partir do segundo ano a linguagem começa a se estruturar e a criança deve ser capaz de apontar e realizar pequenas instruções que ouve.

Entre 2 e 3 anos, a criança começa a entender instruções simples em duas partes. A partir os 3 anos ela começa a compreender mais palavras, conceitos e até expressões.

Até os 5 anos consegue elaborar frases um pouco mais complexas. E a partir dos 5 anos, com a aquisição da fala praticamente completa, a criança já deve conseguir falar palavras com todos dos sons da fala para se comunicar.

É importante lembrar que cada criança é única e tem o seu processo de desenvolvimento, por isso, o acompanhamento pediátrico é elementar para sua saúde e para identificar qualquer problema que exija tratamento com um especialista.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado