Vocabulário: Jogos para conhecer novas palavras e se divertir

Incluir novas palavras no cotidiano dos pequenos é elementar para o desenvolvimento intelectual na infância. Na Escola, através das atividades pedagógicas e didáticas, isso já acontece, mas em casa o aprendizado pode e deve continuar.

Ler junto com seu pequeno ajuda bastante a enriquecer o vocabulário, mas os jogos podem ser também uma maneira divertida de incluir toda a família neste aprendizado. Separamos 3 dicas de jogos para fazer em casa com toda a família. Veja!

O “Jogo da Rima” é um clássico para estimular a criatividade, pois além de abordar a ortografia, trabalha a fonética das palavras. Para brincar é muito fácil: antes de começar, os jogadores devem definir o tempo para pensarem nas palavras, caso não saibam durante a rodada. Depois do início, o primeiro jogador diz uma palavra e os demais devem segui-lo com outras palavras diferentes, mas que façam rima. Quando um jogador não souber mais nenhuma palavra para rimar, terá o benefício do tempo que combinaram lá no início. Se mesmo assim não conseguir pensar em nenhuma palavra para dizer, sai da roda e vence quem ficar por último. As crianças adoram!

O outro jogo é o “Cabeça e Pé”, um pouco mais complexo por trabalhar todo o alfabeto. Essa brincadeira exige mais atenção e raciocínio e começa quando o primeiro jogador dá a primeira palavra para o grupo. Se a palavra escolhida for “amor”, por exemplo, o jogador seguinte tem que dizer na sequência uma palavra que começa com “r”, a última letra da palavra do primeiro jogador, e assim por diante. Quem não conseguir falar uma palavra é eliminado e vence quem ficar por último na brincadeira. Diversão garantida para todos!

“História Maluca” é uma brincadeira que não tem um vencedor específico, mas pode ser engraçada e render boas risadas para a família. Antes de começar, vocês devem preparar 50 cards com palavras variadas. Vale colocar nomes dos membros da família, comidas, objetos, lugares e tudo o que quiserem. Depois, as palavras devem ser colocadas em um saquinho para serem sorteadas. A família elege um narrador que inicia a história e aos poucos cada um vai sorteando uma palavra que deve ser inserida de maneira natural na história que está sendo contada. Vai ser tão divertido que vocês vão querer brincar muitas vezes!

Curtiu essas ideias de brincadeiras e jogos? Então, reúna todos de casa e coloque hoje mesmo alguma delas em prática!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado