Como lidar com a desobediência e teimosia dos pequenos

Todos já presenciamos, ao menos uma vez, alguma situação em que uma criança é desobediente e age com teimosia com seus pais, avós e outros familiares. Independente da idade do pequeno, antes de repreender é preciso entender as causas dessa ação e buscar meios através da educação e do diálogo para prevenir tais comportamentos.

Ser imediatista é uma característica das crianças. Elas querem satisfazer seus desejos aqui e agora, mas cabe aos pais saber lidar com essas situações da melhor forma possível, embasados no amor e carinho. Ensinar as regras para os pequenos não é só uma questão de conversa, mas de exemplo que deve partir dos adultos. Através de uma relação de cuidado e afeto, é possível criar vínculos e ir mostrando para a criança desde cedo, quando ela ainda é um bebê, quais são as regras e os limites.

Mais crescida, quando a criança já entende seus direitos, deveres, regras e limites e mesmo assim segue comportamentos desobedientes, seja em casa ou no Colégio, cabe aos pais usar o diálogo. Nesses casos, gritar, falar com braveza e usar da agressividade para controlar a situação não são as melhores alternativas. Por outro lado, ser muito brando também não é o melhor caminho nesses momentos e pode dar a entender que as regras e limites impostos têm brechas ou os pais não se importam tanto assim.

O ideal é conversar com calma e em um ambiente acolhedor. Ficar na mesma altura da criança e ouvir o que ela tem a dizer para tentar entender o motivo das suas atitudes. Sabendo mais sobre seus sentimentos e as causas, que podem ser medo, raiva ou tristeza, você poderá tentar resolver o problema de maneira mais fácil.

Tanto em casa como na escola, o objetivo de educar as crianças é para que elas se tornem jovens e adultos conscientes de seus direitos e deveres na vida, mas principalmente para que sejam pessoas felizes, empáticas e gratas.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado