Desafios da readaptação escolar

Recentemente as crianças voltaram ao ensino presencial aqui no Pequeno Mundo. Esse retorno, após o período de isolamento social com aulas remotas devido à pandemia, pode trazer desafios para as famílias, que têm de lidar com a readaptação dos filhos à rotina de aulas presenciais.

Depois de um tempo assistindo as aulas online e fazendo atividades somente em casa, é comum que o relógio biológico das crianças tenha se acostumado com alguns hábitos como dormir e acordar um pouco mais tarde, além de se alimentar e brincar em horários diferentes do comum.

A retomada das aulas presenciais e atividades extraescolares que algumas crianças têm durante a semana pode não ser assim tão simples, por isso, é importante fazer a readaptação escolar com os filhos para evitar uma mudança muito repentina dia a dia e transtornos como os atrasos, birras e a preguiça.

Veja algumas dicas que podem ajudar a tornar esse retorno mais agradável e tranquilo:

• Redefina os horários de dormir e acordar durante a semana, também as horas certas para as atividades extraescolares e os momentos de lazer.

• Convide seu filho para reorganizar com você a mochila e materiais que vai usar na Escola. Aliás, esse é um hábito que pode ser repetido semanalmente e serve como incentivo para que os pequenos aprendam a cuidar melhor de seus materiais.

• Prepare seu filho para o que vai acontecer na Escola, conversando sobre a importância do uso constante da máscara, que precisa ser do tamanho adequado para o rosto da criança, a prática do distanciamento social que deve ser respeitada e os bons hábitos de higiene como lavar as mãos e usar álcool em gel com frequência.

• No âmbito socioemocional, incentive o vínculo com o professor, além da amizade e contato seguro com os amigos.

• Observe e acompanhe sempre o desenvolvimento educacional do seu filho. Crie o hábito de perguntar como foi a Escola, o que ele aprendeu e fez em seu dia de divertido, sempre levando em consideração seus sentimentos.

Em parceria com a Escola, as famílias podem contribuir para que a experiência escolar de seus filhos seja ainda mais especial e com momentos únicos de aprendizado e lazer!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado