Incentivando a postura empreendedora entre as crianças

Você sabia que a infância é o melhor momento para incentivar as crianças a desenvolverem uma postura empreendedora? Essa fase de descobertas é excelente para motivar os pequenos e também uma maneira de estreitar os laços familiares através do aprendizado e, é claro, da diversão.

É fato que tudo que as crianças aprendem agora vai influenciar no seu futuro, por isso é importante que os pais aproveitarem essa conexão para realmente darem o exemplo, estabelecendo um relacionamento franco de cumplicidade.

Criar um ambiente empreendedor em casa é uma ótima ideia! Aproveite essa época de Natal e de férias e incentive a criança participar das decisões da casa. Comece com situações simples, como ajudar no planejamento de um passeio em família e na escolha de um presente para alguém especial. Ensine o porquê fazer ações planejadas é algo que funciona, aproveite este momento para explicar o valor do dinheiro utilizando exemplos de objetos e presentes.

Explique o que é o consumo consciente e os benefícios de poupar dinheiro. Nesse assunto você pode falar sobre o presente que seu pequeno quer ganhar de Natal, incentivando-o a doar brinquedos que já não brinca mais e assim fazer outras crianças felizes também.

Lembre-se que criatividade é tudo e isso na vida de uma criança só atrai ainda mais coisas boas. Capriche nos bons exemplos e práticas, saiba que isso só vai ajudar seu filho a entender cada vez mais o valor de investimentos, suas conquistas e também, por consequência, a ser um adulto preparado para os desafios da vida no futuro.

Converse com seu pequeno priorizando sua autonomia e dando voz aos seus questionamentos. Faça com que ele participe ativamente de decisões e entenda as possibilidades de gastar o dinheiro que economizou em seu cofrinho durante todo o ano, mostre a realidade, mas não coloque barreiras aos seus sonhos, pelo contrário, dê opções criativas caso ele queira coisas e presentes mirabolantes demais.

Ensine como é imprescindível que na vida a gente defina metas e busque alcançá-las, mas também seja resiliente e saiba lidar com as frustrações. Algo bem legal que você pode fazer para inspirar seu filho é mostrar casos de crianças empreendedoras e fazer com que ele acredite em suas ideias e queira realizá-las.

Momentos em família são sempre de muito aprendizado e isso ainda pode gerar boas memórias para todos!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado